Especial 27ª edição do Torneio de Xadrez Cidade de Cubatão

O jornalista Gilberto Vitor entrevistou o presidente do Clube Edgar Rodrigues que falou da história, conquistas e dos grandes desafios do clube que já revelou campeões brasileiros no sub-8 e no paulista sub-18

Fazendo parte das comemorações dos 27 anos de fundação, o Clube de Xadrez de Cubatão, com apoio da SEMES, realiza o tradicional Torneio de Xadrez Cidade de Cubatão. O evento acontece neste sábado (16) e domingo (17) no Centro Esportivo Armando Cunha, no bairro Jd. Casqueiro, em Cubatão. Cerca de quarenta integrantes estão realizando seus jogos, competindo em diversas categorias. Os melhores classificados serão premiados com troféus e medalhas.
 
Em entrevista concedida ao jornalista Gilberto Vitor, do Portal Cidade de Cubatão, o presidente do Clube, Edgar Rodrigues, falou da importância do Clube de Xadrez para a cidade de Cubatão, que durante esses 27 anos de fundação, contribuiu muito para formação, integração e revelação de grandes competidores do Xadrez a nível estadual e nacional. Entre os destaques está o campeão paulista Willian, na categoria sub-18 e os gêmeos Leonardo e Lara, campeões brasileiros na categoria sub-8.

Os participantes desta edição do Torneio concorrem nas categorias: Mirim, pré-infantil, infantil, kadete, infanto juvenil, veterano, feminino e absoluto (três melhores). Eles se enfrentam nesses dois dias de competição. A premiação acontece neste domingo (17) por volta das 15:00 hs, no Centro Esportivo Armando Cunha, local do evento.
 
Edgar Rodrigues também falou da necessidade de parcerias ao projeto. Ele agradece a SEMES que tem disponibilizado o espaço para as atividades, mas não negou que a maior dificuldade do clube é a questão financeira para arcar com os custos das competições e assessórios para estrutura dos participantes. Atualmente este custo é arcado pelos jogadores que competem com o material próprio. Edgar disse ainda que está aberto para receber novos apoiadores e patrocínios.

Edgar disse ainda que as atividades do Clube de Xadrez são realizadas de segunda a quinta, na Biblioteca Municipal, como o local está em reforma, os componentes estão realizando os treinamentos e jogos, no Centro Esportivo Armando Cunha (segunda e quarta) e no Parque Anilinas (terça e quinta). Os interessados em ingressar no Clube de Xadrez de Cubatão, ou se tornar apoiador, podem entrar em contato pelo telefone: (13) 98822-3831 ou pelo E-mail cxcubatao@gamail.com


O pequeno Leonardo - Campeão brasileiro sub 8

Laura - Campeã brasileira sub 8

 Willian - Campeão paulista sub 18

Histórico do Xadrez em Cubatão


O primeiro relato de uma atividade enxadrística em Cubatão refere-se a um evento ocorrido em 1972, quando um pequeno grupo de entusiastas, promoveu um torneio, com 16 participantes na Light, Usina Henry Borden, através do extinto Clube Atlético Usina Cubatão — CAUC — motivados pela conquista do título mundial de xadrez, pelo norte americano Bobby Fischer, naquele ano. Deste grupo faziam parte Marcus Velloso Sirimarco e Olavo José Fachini Júnior, que venceu esta competição. O Jornal da Light n. 27, de março de 1973, divulgou a classificação final do torneio, sendo esse o primeiro fato documentado sobre a modalidade, que se dispõe em Cubatão.
No ano seguinte, um outro grupo de enxadristas, desta vez do Jardim Casqueiro, organizou o primeiro evento de xadrez, de caráter municipal, o I Torneio Interno de Cubatão, contando com 30 participantes, promovido pelo “Cubatão, o Jornal da Cidade”, com apoio da Sociedade Melhoramentos do Jardim Casqueiro e da Prefeitura Municipal. O vencedor foi Edson Mochim, o primeiro campeão de xadrez da cidade de Cubatão. Dentre os organizadores e incentivadores deste torneio específico, podemos citar os Srs. Joaquim Coelho, Erasmo Emídio Luna e Luiz Fabrício de Oliveira.
Com esse impulso inicial, Cubatão participou,em 1975, pela primeira vez dos Jogos Regionais realizados no Guarujá e dos Jogos Abertos do Interior realizados em Pirassununga.
No período de 1976 á 1980 o xadrez cubatense, através da extinta Associação Atlética Usina de Cubatão — AAUC — passou a ser dirigido pelo enxadrista Estevão Tavares Neto, que formou uma equipe competitiva e que, com resultados competitivos, levou o xadrez de Cubatão além da Baixada Santista.
Em 1980 a equipe de xadrez de Cubatão conquistou o título de Campeã dos Jogos Regionais disputados em Ribeirão Pires e o título individual no II ITAÚ de Xadrez realizado em Uberlândia — MG.
Em 1979 participou pela primeira vez dos Jogos Regionais de Jacareí, na categoria Feminino. Ainda neste ano, o Santos FC, promoveu o I Torneio Interequipes de Natal, competição aberta a clubes, agremiações, colégios, sindicatos, etc. A equipe de Cubatão conquistou o título de forma espetacular, representada pela equipe da AAUC.
Em 1978, foi instituída a Olimpíada das Indústrias, competição que ainda hoje é disputada com o nome de Jogos Industriários do SESI.
A partir de 1977, foi iniciada a série de Competições Municipais de Xadrez de Cubatão, competições anuais que apontavam o campeão e a campeã de xadrez da cidade.
Em 1985, foi fundado o Grêmio Recreativo Cubatense de Enxadrismo — GRECEN — por um grupo de enxadristas da cidade, que nesse mesmo ano o GRECEN e a AAUC realizaram o último evento da série de “competições municipais”. Infelizmente o GRECEN não teve sequência como entidade esportiva.
Nos anos de 1986 e 1988, as competições municipais foram substituídas pelas Competições Populares Cubatenses de Xadrez, que foram organizados pelos enxadristas do GRECEN e da ADC Eletropaulo.
A partir de 1987, o ensino do xadrez foi introduzido na Escola de Educação Infantil e de primeiro grau Usina Henry Borden, e a partir de então começaram a surgir promissores jovens enxadristas.
Com o aparecimento maciço de jovens talentos, oriundos da escola da Usina Henry Borden, a ADC Eletropaulo instituiu um torneio anual de xadrez, aberto a toda comunidade cubatense, torneio esse que foi realizado nos anos de 1989, 90, 92 e 94.
Nesse mesmo período, em 1990, foi instituído o Torneio de Xadrez Cidade de Cubatão, a maior competição enxadrística do município, que leva o nome da cidade, que até a presente data teve 27 edições do evento.
No início da década de 90, com a promoção de várias Competições, o xadrez tornou-se bastante popular, com comparecimento de grande número de aficionados nos eventos realizados, se fazendo necessária a criação de uma entidade oficial que gerisse e representasse o xadrez na cidade. Foi então que um grupo de enxadristas locais fundou em 8 de Novembro de 1993, o CLUBE DE XADREZ DE CUBATãO, entidade que justificou plenamente a necessidade de sua existência.
Olavo José Fachini Júnior

Gilberto Vitor
Jornalista
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

CUBATÃO - AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SAÚDE