As unidades de Saúde de Cubatão estão prontas para a campanha preventiva contra a febre amarela, antecipada pelo Governo do Estado para começar em 29 de janeiro, com término em 17 de fevereiro em toda a região. Em Cubatão, as doses serão aplicadas em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, com exceção da USF de Pilões, que fará a vacinação às terças-feiras, das 9 às 14h. O Ministério da Saúde garante que haverá vacina para toda a população. A dose fracionada, usada durante esta campanha, é eficaz e imuniza durante oito anos.
.
Haverá dois "dias D", nos sábados (dias 3 e 17), em que as 13 unidades estarão abertas das 8 às 17 horas para aqueles que não conseguirem se vacinar durante os dias úteis. A Secretaria de Saúde do município ressalta que a campanha é preventiva e que Cubatão não registrou qualquer caso ou suspeita em 2018 e 2017.
.
Doses não fracionadas, com imunização para a vida toda, continuam sendo ofertadas somente para pessoas que forem viajar para áreas afetadas, mediante senha. Nesse caso, a vacinação ocorre às segundas e sextas-feiras, das 8h às 11h30, na UBS da Vila Nova; e às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, na UBS do Jardim Casqueiro.
.
Até o momento, cerca de 600 pessoas tomaram a dose não fracionada em Cubatão ao longo de janeiro. Em 2017, foram 3.402 doses. Essas e outras pessoas que já foram imunizadas não precisam voltar a tomar a vacina em 2018.
.
Não precisam - Além de quem já está imunizado, não devem tomar a vacina mulheres em qualquer fase de gestação ou amamentando até os nove meses do bebê, bebês antes dos nove meses, pessoas com alergia a ovos, pacientes em tratamento de quimioterapia ou radioterapia, paciente que fazem tratamento com corticóides ou imunossupressores, pacientes com doenças autoimunes, doenças hepáticas, hematológicas, renais e neoplásicas.
.
A Secretaria de Saúde do Estado destaca que deverão consultar o médico sobre a necessidade da vacina pessoas acima de 60 anos, portadores de HIV, pacientes com tratamento quimioterápico concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue e doença falciforme.
.
O Governo do Estado avisa que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) se refere a viajantes internacionais que venham para o Estado e que nos últimos três anos cerca de 10 milhões de pessoas foram vacinadas no Estado em áreas de risco.
.
Confira a lista de locais de vacinação da campanha:
.
Confira a lista de locais de vacinação da campanha:
.
USFCota 200
Endereço: Via Anchieta, Km 50
Telefone: 3372-5591
.
USF Cota 95
Endereço: Rua Marginal do Oleoduto s/nº
Telefone: 3377-1727
.
USF Ilha Caraguatá
Endereço: Rua Fued Farah s/nº
Telefone: 3364-1041
.
USF Jardim Nova República (Bolsão 8)
Endereço: Av. Dep. Esmeraldo Tarquínio s/nº
Telefone: 3364-2010 / 3364-3629
.
USF Mário Covas
Endereço: Rua das Primaveras s/nº, Vila Natal
Telefone: 3372-3849
.
USF Morro do Índio
Endereço: Avenida Principal nº 4.003
Telefone: 3372-1110
.
USF Pilões
Endereço: Caminho dos Pilões nº 974
Telefone: 98846-5762
.
USF Vila dos Pescadores
Rua Santa Júlia s/nº
Telefone: 3364-4002
.
USF Vale Verde
Endereço: Rua Vereador Paulo Enos s/nº
Telefone: 13-3372 9079
.
UBSVila São José
Endereço: Avenida dos Bandeirantes s/nº
Telefone: 3372-7340
.
UBS Jardim 31 de Março
Endereço: Rua Antonio Simões s/nº
Telefone: 3372 6379
.
UBS Área 5
Endereço: Rua Manoel Leal s/nº, Jardim Costa e Silva
Telefone: 3361-6848 / 3361-8536
.
UBS Vila Nova
Endereço: Rua São João, 185
Telefone: 3361-9818
.
UBS Jardim Casqueiro
Endereço: Rua Espanha s/nº
Telefone: 3364-1447
.
- Quem pode tomar a vacina da febre amarela?
A vacina está indicada para todas as pessoas de 9 meses até 60 anos de idade que não tenham nenhuma contraindicação.
- Quem não pode tomar a vacina? Quais as contraindicações?
1. Imunossupressão: Esta é principal contraindicação. Isso significa que as pessoas que por alguma razão estejam com o sistema imunológico comprometido por quaisquer doenças ativas que cursem com imunossupressão e/ou pelo uso de quaisquer medicamentos que levem à imunodepressão - como quimioterápicos ou corticoides em altas doses- não devem receber a vacina.
2. Gestantes: APENAS as gestantes que moram em área de extremo risco, localizadas em 75 municípios do Brasil, devem tomar a vacina. Não há orientação para vacinar as gestantes que NÃO residem nestas áreas.
3. Alergia Grave ao OVO: Pessoas que tem alergia importante e grave ao ovo não devem receber a vacina.
4. Bebês com menos de 6 meses de idade: O vírus da vacina pode causar problemas neurológicos nos bebês pequenos. As mães que amamentam bebês com menos de 6 meses de idade também NÃO devem receber a vacina, a não ser em situações de risco muito específicas, uma vez que depois da vacina estas mães devem ficar pelo menos 10 dias sem amamentar.
O leite deste período deve ser desprezado, o que é uma pena. Por isso, recomenda-se que mães lactantes de bebês com menos de 6 meses sejam individualmente avaliadas para que se possa ponderar o risco e o benefício da vacina ante a interrupção da amamentação.
- A vacina dá muitos efeitos colaterais?
Os efeitos colaterais mais comuns da vacina da febre amarela são os mesmos das outras vacinas: um pouco de dor no local da aplicação, dor no corpo, febre e mal estar. Importante lembrar que nem todas as pessoas apresentam estes sintomas.
- Quantas doses são necessárias para garantir proteção?
UMA dose protege a vida toda, segundo os estudos mais recentes. Por isso, quem já tomou pelo menos UMA dose da vacina na vida NÃO precisa se revacinar, mesmo que esta dose tenha sido ministrada há mais de 10 anos. A única exceção é para as crianças de 9 meses a 5 anos de idade. Quem recebeu uma dose neste período deve receber um reforço depois dos 5 anos.
- Recebi um certificado de vacina contra a febre amarela para viajar e lá consta que devo fazer uma dose de reforço depois de 10 anos. Isso está valendo?
NÃO. Não está valendo mais. Esta era a orientação antiga que foi atualmente reformulada. As autoridades de saúde reconheceram que apenas UMA dose é suficiente para garantir proteção.
- E a dose fracionada? Funciona?
SIM. A dose fracionada da vacina, que começa em fevereiro de 2018 foi deliberada com o intuito de garantir proteção para um número maior de pessoas. Deve-se entender que a produção das vacinas contra febre amarela é limitada e não há como suprir as demandas de toda a população. Em vista disso, havia duas caminhos opções: vacinar integralmente apenas uma parte da população, deixando milhões de pessoas sem proteção; ou vacinar fracionadamente um número maior de pessoas, mais exatamente cinco vezes mais, quintuplicando a quantidade de gente vacinada e garantindo uma cobertura muito maior.
- Quanto tempo dura a proteção da dose fracionada?
Segundo os estudos realizados em Bio-Manguinhos/ Fiocruz a duração da vacina fracionada é de 8 anos.
- Isso é suficiente?
Sim. Em épocas de surtos funciona bastante. Imaginem que a febre amarela é transmitida pela picada do mosquito contaminado. Como este mosquito se contamina? Picando uma pessoa com o vírus. Assim, quanto maior o número de pessoas protegidas menor o número de mosquitos contaminados e consequentemente menor o número de pessoas infectadas. Resultado: consegue-se a contenção do surto naquele ano.
Não custa nada lembrar que os mosquitos transmissores de várias doenças podem se proliferar no lixo que todos nós largamos de forma irresponsável pelas ruas.
.
.
Portal Cidade de Cubatão
Fonte: PMC
0 Comments: