Braskem celebra os 70 anos de emancipação de Cubatão

Esta semana celebra-se os 70 anos de emancipação político-administrativa de Cubatão (SP). A história, que se confunde com os mais de 60 anos de atuação da companhia na região, contribuiu para a Braskem se tornar a maior petroquímica das Américas e fez de Cubatão um dos maiores polos industriais da América Latina e, ao mesmo tempo, tornou o município símbolo mundial de recuperação ambiental, segundo a Organização das Nações Unidas.

“O aniversário do município é sempre um motivo para comemoração e o nosso objetivo é sempre crescer junto e gerar cada vez mais oportunidades para a população local”, afirma Flávio Chantre, gerente de relações institucionais da Braskem.

A fábrica para produção de polietileno (PE 8) da Braskem foi instalada em Cubatão em julho de 1958, pouco mais de nove anos após a emancipação da cidade. Hoje, a empresa emprega mais de 250 pessoas, entre funcionários diretos e indiretos. A unidade tem capacidade de produzir até 140 mil toneladas de polietileno por ano e, alinhada com sua estratégia global, o material produzido em Cubatão (SP) é comercializado em todo o Brasil e no exterior.

Pela proximidade com o oceano, Cubatão sempre exerceu função portuária e teve a economia centrada na agricultura até o início dos anos 50, quando começou o período de industrialização da região. Depois da criação da Petrobrás e com o início das operações da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC), a região atraiu indústrias do setor petroquímico. Hoje, a cidade tem mais de 20 indústrias e a Braskem está entre as maiores e uma das principais contribuintes na arrecadação de impostos do município.

O colaborador Alexandre Marques, que está na empresa há mais de duas décadas e hoje atua como operador, conta que conheceu a Braskem por meio do pai, na década de 90. “Acompanhei a evolução da empresa nestes últimos anos, me desenvolvi profissionalmente e constituí família. No período de crise econômica do país, a Braskem foi muito importante para a região, já que muitas empresas fecharam as portas, deixando muita gente desempregada, e a companhia gerou oportunidades de trabalho”, disse.    

Além de contribuir ativamente com a economia local e evolução do setor industrial na região, a Braskem também está comprometida com o incentivo de ações que promovam o desenvolvimento sustentável da sociedade. Em 2018, a companhia estabeleceu um rol de iniciativas globais a favor da Economia Circular, com o objetivo de propor um processo produtivo que contemple a redução, a reutilização, a recuperação e a reciclagem de materiais e energia, formando um ciclo sustentável da produção ao descarte em toda a cadeia. Entre as iniciativas, estão o empenho da companhia no avanço do desenvolvimento de novas resinas plásticas de origem renováveis, como o Polietileno Verde e o EVA Verde, ambos produzidos à base de cana-de-açúcar e já disponíveis para o mercado, e o apoio a novas tecnologias, modelos de negócios e sistemas de coleta, triagem, reciclagem e recuperação ambientais.

Por meio do SER+, que visa incentivar a cadeia de reciclagem por meio da inclusão social e desenvolvimento socioeconômico de catadores, a companhia apoia a Associação Beneficente dos Catadores de Material Reciclável da Baixada Santista. Criado em 2012, o programa colabora hoje com mais de 35 cooperativas em todo o Brasil e já direcionou mais de 70 toneladas de resíduos para reciclagem, beneficiando mais de cinco mil catadores.

Sobre a Braskem
Os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico, engajados na cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 58 bilhões (US$ 15,8 bilhões), a Braskem possui produção anual de mais de 20 milhões de toneladas de resinas plásticas e produtos químicos e exporta para Clientes em aproximadamente 100 países.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA BRASKEM 
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

CUBATÃO - AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SAÚDE