O músico cubatense Thiago Araújo, se classificou nas etapas eliminatórias da edição 2014 do Programa Prelúdio, que destaca a música clássica, com a participação de solistas de diversas orquestras, promovido pela TV CULTURA.
O Prelúdio é um programa que já existe desde 2005, e já premiou seis jovens da música erudita. Thiago Araújo, e mais três músicos irão participar da grande final, que será realizada no dia 30 de novembro, as 12:00 horas na Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do País, o vencedor será premiado com duas bolsas de estudo, durante dois anos, sendo um ano na Alemanha e outro na Hungria.
Neste sábado (08), uma equipe da TV Cultura, esteve na cidade de Cubatão, para gravação de um vídeo, contendo entrevistas, depoimentos de amigos e familiares de Thiago, além de contar sua trajetória até aqui, que será exibido dia 23/11 e antes da participação do músico, na final, 30/11.
Natural de Cubatão, Thiago Ricardo de Araújo, teve seu primeiro contato com a música através de seu pai, o também músico Waldevino Cardoso Araújo. Iniciou seus estudos com o professor Silvio Flórido Jr., aos 9 anos de idade.
Em 2007, iniciou sua experiência em orquestras, ingressando na Orquestra Sinfônica de Heliópolis, trabalhando com grandes músicos, como Isaac Karabtcheevsky, Zubin Metha e Peter Gulke, acompanhando também alguns dos maiores solistas da atualidade, como Julian Rachlin (violino) , Shlomo Mintz (violino), Leonard Elschenbroich (violoncelo), Antonio Del Claro (violoncelo), André Mehmari (piano), Berenika Glixman (piano), Antonio Meneses (violoncelo), Emmanuele Baldini (violino) e Eiko Senda (soprano).
Entre as apresentações mais marcantes estão as que fez com a Orquestra Sinfônica de Munique, com o Theatro Municipal de São Paulo (Opera Aida) e com a Orquestra Sinfônica Jovem de Israel (Sinfonia Fantástica) – sob regência do maestro Zubin Mehta. Em 2010, com a Orquestra Sinfônica Heliópolis, fez sua primeira turnê internacional, apresentando-se em Bonn (Beethovenfest), Munique, Berlim, Amsterdã e Londres.
Atuou como Trompetista principal da Orquestra Sinfônica Heliópolis e professor assistente do instituto Baccarelli.
Atualmente, Thiago é estudante na Academia de música da OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
Texto: Gilberto Vitor
Com informações: TV Cultura – Programa Prelúdio
Instituto Baccarrelli
0 Comments: