Cemitério Israelita de Cubatão - Histórias e Lendas

O Cemitério Israelita de Cubatão foi fundado pela Associação Beneficente e Religiosa Israelita de Santos em 1929. Em 1996, em precárias condições, foi assumido pela Associação Cemitério Israelita de São Paulo – Chevra Kadisha, que restaurou as sepulturas ali presentes e passou a zelar pela sua preservação.
Em agosto de 2010, o campo santo foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão – Condepac, tornando-se o primeiro cemitério israelita do país a ser considerado patrimônio histórico.

Ocupando área de 800 metros quadrados anexa ao cemitério municipal da cidade (localizada a 62 km da capital), guarda 75 lápides – 55 de mulheres e 20 de homens –, sendo a mais antiga de 1924 e a mais recente de 1966.


O interesse histórico deste pequeno cemitério está relacionado ao fato de estarem ali sepultadas integrantes da comunidade judaica que, em sua maioria, atuavam na prostituição, as chamadas “polacas”. Eram imigrantes do Leste Europeu que, em busca de melhores condições de vida, se instalaram na Baixada Santista, e viveram como puderam, sem deixar de lado as tradições e costumes judaicos.
Manutenção
Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural da cidade em 2010, o cemitério apresenta alguns problemas de manutenção, principalmente dos túmulos, que datam do início do século 20. O cemitério foi fundado pela Associação Beneficente e Religiosa Israelita de Santos em 1929, sendo assumido pela Chevra Kadisha em 1996, quando houve a última restauração na área, também mediante parceria com a Prefeitura. Ali não há novos sepultamentos desde os anos 1960.


Polacas
O Cemitério Israelita de Cubatão é o primeiro da comunidade judaica a ser considerado patrimônio histórico no Brasil. Ocupa uma área de 800 metros quadrados anexa ao Cemitério Municipal e tem 75 túmulos (55 de mulheres e 20 de homens), sendo o mais antigo deles de 1929 e o mais recente de 1966.

O Cemitério Israelita de Cubatão está situado nas dependências do cemitério municipal.Rua José Vicente, s/n, 
Fazenda Cafezal

Fonte: chevrakadisha.org.br/
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

CUBATÃO - AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SAÚDE