Meteorologistas explicam por que céu ficou mais colorido

Combinação da época do ano em que estamos com nuvens mais altas faz com que o pôr do sol vire um espetáculo da natureza
Em meio ao confinamento social gerado pelo novo coronavírus, os moradores do estado de São Paulo, em diversas cidades, tiveram no céu um bom motivo para sorrir e se encantar.

Desde a última terça-feira (14), a população vêm presenciando um fenômeno que, segundo os meteorologistas, se deve a diversos fatores, incluindo a época do ano em que estamos.

De acordo com Josélia Pegorim, da Climatempo, os tons de vermelho, rosa, laranja, amarelo e roxo que estão colorindo o céu decorrem do "ângulo em que os raios do sol chegam à atmosfera da Terra. Se, ao meio-dia, eles vêm diretamente de cima, no nascer e no pôr do sol, eles precisam percorrer uma distância maior pela atmosfera".

Nessas situações, em que os raios solares chegam mais inclinados, encontrando pelo caminho partículas de poluição e nuvens, que desde quarta-feira estão em grande número nas camadas mais altas da atmosfera, ocorre a refração da luz.

A refração é o fenômeno que faz com que a luz, ao atravessar alguma superfície, saia como um arco-íris do outro lado.

Segundo Josélia, apesar de ter reduzido depois do início do confinamento, a poluição tem grande influência no que foi visto nos céus. Para limpar mesmo a atmosfera, ela diz que precisamos de uma “boa chuva”, coisa que não tem acontecido.

Com informações R7 notícias.
Foto: Cruzeiro Quinhentista (Gabriel Vitor)
Portal Cidade de Cubatão


Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

CUBATÃO - AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SAÚDE